Mundial da Classe 29er: último dia

03/08/2019 – Sexto e último dia de regatas no Campeonato Mundial da Classe 29er 2019 – 2019 Zhik 29er Worlds – em Gdynia, Polônia. Para o horário das regatas a previsão de vento não era das melhores: fraco com melhoria somente no final da tarde. Foi o que ocorreu, os velejadores foram para água com vento ao redor de 6 nós e logo foram iniciadas as regatas, até que o vento caiu ainda mais: 3 a 6 nós o que  fez com que fosse levantada a bandeira de retardamento (RECON). Nas flotilhas ouro e bronze (raia A) já haviam sido realizadas duas regatas e nas flotilhas prata e esmeralda (raia B) três regatas.

Na disputa do campeonato, flotilha ouro, após as duas regatas realizadas, os ganhadores da segunda regata Stephan Baker & Ripley Shelley estavam na liderança do campeonato, com uma folga de 10 pontos. Por outro lado, os noruegueses Mathias Berthet & Alexander Franks Penty que mantinham muita regularidade foram muito mal e caíram muitas colocações.

O horário limite para a realização de regatas do último dia, 15h00, se aproximava e nada do vento melhorar. A expectativa era grande para o encerramento das regatas quando, nos últimos 15 minutos o vento aumentou levemente, entre 4 e 6 nós. Faltando pouco mais de 10 minutos para o horário limite, as flotilhas outro (raia A) e prata (raia b) iniciaram o procedimento de largada. Na raia B, a flotilha prata largou mas na raia A, muitos barcos da flotilha ouro escaparam e foi sinalizada chamada geral. Após novo procedimento, a flotilha ouro largou assim como a flotilha esmeralda. Porém, não havia mais tempo para a largada da flotilha bronze.

Em uma regata com escolhas táticas muito difíceis Stephan Baker & Ripley Shelley chegaram no final da flotilha (40º) e perderam a liderança do campeonato para os franceses Aristide Girou & Noah Chauvin que chegaram em 5º. Após as 16 regatas realizadas (9 regatas da fase qualificatória e as 7 regatas finais da flotilha ouro) a classificação final do campeonato ficou assim:

  1. Aristide Girou & Noah Chauvin (FRA)
  2. Stephan Baker & Ripley Shelley (USA)
  3. Alice Moss & Carl Hörfelt (SWE)
  4. Ville Korhonen & Edvard Bremer (FIN)
  5. Brayden Hamilton & Pat Morgan (NZL)

Destaque também para os argentinos Felipe Cosentino & Tomás Fitte que ficaram na 10ª e Ignacio Hermida & Maximiliano Kralj que ficaram na 13ª colocação.

A dupla brasileira Nicolas Bernal & Gabriel Michaelis, que estavam na 14ª colocação também tiveram muita dificuldade com as regatas em vento fraco e caíram para a 25ª colocação.

Na categoria feminino, as suecas Martina Carlsson & Amanda Ljunggren mantiveram a vantagem sobre as maltesas Antonia Schultheis & Victoria Schultheis e se tornaram as primeiras campeãs mundias femininas da classe 29er.

  1. Martina Carlsson & Amanda Ljunggren (SWE)
  2. Antonia Schultheis & Victoria Schultheis (MLT)
  3. Clara Videla & Sofia Videla (ARG)
  4. Chloé Revil & Nell Castilla (FRA)
  5. Alicia Fras & Maria Gonzalez Gracia (ESP)

A dupla brasileira Marina Henke & Nicole Joop não disputaram as regatas do último dia devido ainda a dificuldade de visão devido ao inchaço no rosto.

Confira o resultado final dos velejadores brasileiros:

  • Flotilha ouro (1 a 45):
    • 25º – Nicolas Bernal & Gagui Michaelis (YCSA)
  • Flotilha prata (46 a 90):
    • 17º (62º) – Tiago Monteiro & Vinícius de Oliveira (CICP)
  • Flotilha bronze (91 a 135):
    • 35º (125º) – Ludmila Lira & Julia Ollivier (CICP)
  • Flotilha Esmeralda (136 a 175):
    • 2º (137º) – Antônio Aranha & Nicole Buuck (YCSA)
    • 33º (168º) – Gabriela Bartijotto & Alexia Buuck (YCSA)
    • 36º (171º) – Marina Heinke & Nicole Joop (YCSA)

Mais informações:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.