Novos campeonatos sulamericanos juvenis

Sulamericano 2018 - Foto: Agência Paperina
Sulamericano de 29er 2018 – Foto: Agência Paperina

Esta notícia foi complementada em 22/08/2019.

A Federação de Vela da Argentina (Federación Argentina de Yachting – FAY) divulgou notícia em 7 de agosto sobre o desenvolvimento de atletas juvenis argentinos onde destaca a possibilidade de criação de novos campeonatos sulamericanos junvenís. Informa que os países estão negociando  a realização de campeonatos juvenis para as classes internacionais da juventude, com apoio da World Sailing. O objetivo é melhorar o nível competitivo e aumentar a interação entre os velejadores.

A primeira iniciativa a ser divulgada decorrente desta negociação pode ser o Campeonato Sulamericano Juvenil.

O Yacht Club Uruguaio assumirá a responsabilidade de levar adiante o evento durante a Semana Santa de 2020, entre os dias 5 e 12 de abril de 2020, com a participarão das classes 420, 29er, Snipe, Nacra 15, Kite, Laser e Windsurf (algumas classes como um campeonato aberto e outras classes somente para menores de 21 anos)”

O Campeonato Sulamericano das classes 420 e 29er há anos é realizado durante a Semana Santa, sendo um evento muito importante de integração dos velejadores. Para 2020 está programado para ser em Montevidéu no Yach Club Uruguaio. A novidade seria a participação de outras classes da juventude da vela.

Outra boa notícia pode ser a realização em 2021 da primeira edição dos Jogos Panamericanos Juvenis.

Finalmente, em 2021 será realizado na Colômbia os primeiros Jogos Panamericanos Juvenis e o Campeonato Sulamericano Juvenil poderia ser o principal evento classificatório para o ano seguinte. Ainda é necessário que a organização internacional decida os eventos e equipamentos para estes novos Jogos Panamericanos Juvenis“.

Os Jogos Pan-Americanos Juvenis de 2021 (Junior Pan American Games 2021) é um evento multi-esportivo internacional para atletas entre 18 e 21 anos na América, organizado pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) e programado para ocorrer em Cáli, Colômbia, entre os dias 2 e 13 de junho de 2021. Não existe informação até o momento detalhes sobre o esporte a vela.

Estas são iniciativas que estão em negociação e precisam ser confirmadas, mas mostra uma direção importante para aumentar a interação entre os velejadores sulamericanos.

Fontes:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.