
Esta notícia foi complementada em 22/08/2019.
A Federação de Vela da Argentina (Federación Argentina de Yachting – FAY) divulgou notícia em 7 de agosto sobre o desenvolvimento de atletas juvenis argentinos onde destaca a possibilidade de criação de novos campeonatos sulamericanos junvenís. Informa que os países estão negociando a realização de campeonatos juvenis para as classes internacionais da juventude, com apoio da World Sailing. O objetivo é melhorar o nível competitivo e aumentar a interação entre os velejadores.
A primeira iniciativa a ser divulgada decorrente desta negociação pode ser o Campeonato Sulamericano Juvenil.
“O Yacht Club Uruguaio assumirá a responsabilidade de levar adiante o evento durante a Semana Santa de 2020, entre os dias 5 e 12 de abril de 2020, com a participarão das classes 420, 29er, Snipe, Nacra 15, Kite, Laser e Windsurf (algumas classes como um campeonato aberto e outras classes somente para menores de 21 anos)”
O Campeonato Sulamericano das classes 420 e 29er há anos é realizado durante a Semana Santa, sendo um evento muito importante de integração dos velejadores. Para 2020 está programado para ser em Montevidéu no Yach Club Uruguaio. A novidade seria a participação de outras classes da juventude da vela.
Outra boa notícia pode ser a realização em 2021 da primeira edição dos Jogos Panamericanos Juvenis.
“Finalmente, em 2021 será realizado na Colômbia os primeiros Jogos Panamericanos Juvenis e o Campeonato Sulamericano Juvenil poderia ser o principal evento classificatório para o ano seguinte. Ainda é necessário que a organização internacional decida os eventos e equipamentos para estes novos Jogos Panamericanos Juvenis“.
Os Jogos Pan-Americanos Juvenis de 2021 (Junior Pan American Games 2021) é um evento multi-esportivo internacional para atletas entre 18 e 21 anos na América, organizado pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) e programado para ocorrer em Cáli, Colômbia, entre os dias 2 e 13 de junho de 2021. Não existe informação até o momento detalhes sobre o esporte a vela.
Estas são iniciativas que estão em negociação e precisam ser confirmadas, mas mostra uma direção importante para aumentar a interação entre os velejadores sulamericanos.
Fontes: