Foi realizada neste sábado, 9 de novembro de 2019, reunião entre a CBVela e representantes das classes Laser, 420 e 29er para discutir sobre o calendário de competições, clínicas e sistema classificatório para o Mundial da Juventude.
Estavam presentes na reunião Juan Ignacio Sienra Castiglioni, coordenador da vela jovem da CBVela e Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. Por parte da classe 29er, estava presente Volnys Bernal, coordenador nacional da classe 29er.
A seguir está apresentado um resumo da reunião.
Copa Brasil de Vela / Copa Brasil de Vela Jovem
A partir de 2020 a Copa Brasil de Vela / Copa Brasil de Vela Jovem será realizada no feriado de 12 de outubro sempre no Rio de Janeiro, com sede na Marina da Glória. Será um evento fixo no calendário nacional anual.
Copa da Juventude de 2021
A Copa da Juventude é realizada anualmente no período final de janeiro / início de fevereiro (como em 2019 e 2020). Para a Copa da Juventude 2021, a CBVela lançará edital para seleção de propostas dos clubes interessados em sedia-la.
As classes presentes solicitaram para que isso seja realizado o quanto antes a fim de que as assembleias das classes Laser, 420 e 29er (realizadas em janeiro de 2020) possam escolher a data e a sede do seu Campeonato Brasileiro já tendo ciência desta definição. A CBVela informou que irá se empenhar para que isso ocorra a tempo.
Incentivo sub 16
A CBVela entende que os velejadores estão migrando para as classes da juventude muito tarde. Por este motivo, estuda formas de incentivar a participação de velejadores sub 16 mais cedo nas classes da juventude já em 2020. Uma das formas de incentivo seria o apoio na participação em campeonatos internacionais aos destaques sub 16 de cada classe.
Na Copa da Juventude de 2021 serão premiados os melhores classificados em cada classe/categoria sub 16.
Esta é uma informação importante aos coordenadores da vela jovem nos clubes para que antecipem esta migração.
Importante observar que o Campeonato Brasileiro da Classe 29er 2020 irá premiar o 1º colocado sub 17 (até 16 anos) também como forma de incentivo à participação de jovens atletas.
Renovação
A CBVela está empenhada na renovação das classes olímpicas e, por este motivo, estará investindo forte na Equipe de Vela Jovem em várias frentes: realização de clínicas, aquisição de embarcações, retorno de embarcações das classes olímpicas que estão guardadas em outros países e apoio na participação de velejadores em campeonatos internacionais.
Novos barcos 29er
A CBVela está adquirindo em 2020 mais dois barcos 29er para melhorar sua frota de barcos. Isso irá facilitar a logística para a realização das clínicas de aperfeiçoamento da Equipe Brasileira de Vela Jovem (EBVJ).
Nova parceria
A CBVela estabeleceu parceria com a US Sailing para intercâmbio de velejadores e técnicos em clinicas.
Seleção da EBVJ
A seleção da Equipe Brasileira de Veja Jovem será realizada em duas etapas principais, conforme a Nota Oficial 16/2019 da CBVela.
A Copa da Juventude é a primeira etapa da seleção. O resultado da Copa da Juventude define os times que terão apoio da CBVela. Na classe 29er são:
- 2 melhores times 29er masculinos
- 2 melhores times 29er femininos
Existe a possibilidade de participação de mais dois times masculinos e femininos (porém arcando com usa própria despesa) desde que participem 10 ou mais times masculino e 6 ou mais times femininos na Copa da Juventude respectivamente.
Os times selecionados participarão de clinicas de alto rendimento na Marina da Glória.
A segunda etapa da seleção será o Campeonato Mundial. Ele servirá de balizador para a tomada da decisão do time masculino e feminino selecionado para compor a EBVJ que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude.
Mais informações