Boas histórias: a confusão do 0, 1 e 8

Sendo a vela do 29er transparente, a leitura rápida do numeral pode não ser uma tarefa simples em algumas situações quando envolvem os números 0, 1 e 8, pois eles são idênticos quando vistos pela transparência da vela (como no espelho). Por isso, quando eles são lidos pela transparência da vela não é possível perceber que ele está sendo lido pelo lado errado: ao invés do numeral do lado da frente, está sendo lido o numeral do lado de traz da vela.

Neste campeonato brasileiro vai ter confusão com o numeral “1181”do barco de Matheos Azevedo e Fernanda Peixoto. A leitura desse numeral pela transparência da vela (ou seja, pelo lado errado) é 1811. Bom, … isso não seria grande problema exceto quando existir outra embarcação com com esse numeral. Mas raras coincidências ocorrem e o barco de Nicolas Bernal e Leonardo Didier tem o numeral “1811”.

                

A confusão é tanta que mesmo a juria pode errar nessa leitura. Há dois anos, no Campeonato Sulamericano de 29er  de 2018, na Argentina, quando esses dois numerais foram usados em um mesmo campeonato: “1181” de Matheos Azevedo e “1811” de Nicolas Bernal e Gabriel Michaelis. Na primeira súmula publicada constava somente um dos barcos! Eles tiveram que solicitar à juria a revisão da súmula das regatas do dia.

Interessante notar que esses dois números são idênticos não somente no espelhamento horizontal mas também no espelhamento vertical, ou seja, de cabeça para baixo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.