O Campeonato Brasileiro da Classe 29er completou o penúltimo dia com 9 regatas completadas.
O 3º dia de regatas foi marcado por ventos fortes, acima de 20 nós, e muita onda, o que dificultou muito a velejada das tripulações com pouca experiência. Após a 2ª regata do dia, enquanto os velejadores aguardavam a juria ajustar a raia devido às mudanças de vento, entraram rajadas de vento que bateram 38 nós, impedindo que os velejadores voltassem ao clube velejando normalmente. A alternativa foi retirar a vela mestra em água para retornar somente com a vela buja. Porém, esta não é uma tarefa trivial, e exigiu o apoio de todos os botes presentes em água. Neste momento, infelizmente, ocorreu a quebra do mastro de dois barcos pois bateram no fundo raso do Rio Guaíba.
O 4º dia de regatas o vento variou entre 12 e 18 nós, porém a juria optou em realizar somente 3 das 4 regatas previstas para o dia.
Após as 9 regatas realizadas a classificação geral está assim:
- Vinicius Koeche & Gabriel Simões – CDJ (25 pts)
- Nicolas Bernal & Gabriel Michaelis – YCSA (27 pts)
- Konstantin Wülfing & Thomas Mittempergher – YCSA (31 pts)
Na categoria feminina, as três primeiras colocadas são:
- Gabriela Vassel & Larissa Oliveira – ICRJ (51 pts)
- Manoela da Cunha & Joana Ribas – CDJ (56 pts)
- Ludmila de Lira & Julia Ollivier – CICP (73 pts)
As regatas deste sábado (6/fev), último dia de regatas, começam as 12h00. Após as regatas ocorre a cerimônia de premiação.
Mais informações:
O 7º Campeonato Brasileiro de 29er é organizado pelo Clube dos Jangadeiros (CDJ), pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul (FEVERS) e pela Classe 29er Brasil.